top of page
Screenshot 2024-05-17 at 23.32.34.png

HERDADE

HISTÓRIA

A Herdade do Portocarro, integrada numa exploração agrícola, situa-se na região demarcada “Terras do Sado”, junto à aldeia de S. Romão, Freguesia do Torrão, local de romagem a caminho de Santiago de Compostela, entre Alcácer do Sal e o Torrão. Com cerca de 142ha, através dos quais navega o Rio Sado, a importância deste local tem origens que remontam aos tempos ancestrais da ocupação romana, de que os vestígios de moedas e ânforas de vinho são prova.

 

Desde sempre, a região foi reconhecida pela excelência dos seus vinhos. Saciou a sede dos muitos caminhantes que aqui atravessaram o rio ao longo dos anos, e assumiu grande notoriedade na cultura e produção vinícola. Uma tradição que desapareceu momentaneamente com a imposição da cultura dos cereais no pós-Segunda Guerra mundial, mas que reemerge em pleno na actualidade e em particular na Herdade do Portocarro.

 

O nome Herdade do Portocarro inspira-se em duas características intrínsecas à propriedade. Em primeiro lugar, a existência de um ponto elevado, antigamente denominado como “carro”, localizado no ermo mais alto da região. Em segundo lugar, pelo porto e ponto de passagem na margem do rio que marca a paisagem. Conta a história que, quando o rio era navegável até estas terras, o transporte era feito sobretudo por via fluvial. Era então costume chamar “porto” ao local de carga/descarga, coincidindo este local com a zona de ligação entre as margens.

Screenshot 2024-05-18 at 09.35.07.png

LOCALIZAÇÃO

Portocarro fica na colina mais alta da região voltado para Sul. O sol pode ser muito intenso e forte durante os dias de verão, atingindo 35º C, mas à noite a temperatura cai para 14-16º C.

Esta variação acentuada permite que uvas recuperem do calor, ao mesmo tempo que desenvolvem a sua singularidade, originando vinhos extremamente frescos e elegantes.

 

O terroir é caracterizado por solos argilo--calcário, com alto teor de cálcio e sílica.

 

A Herdade do Portocarro é localizada perto do Atlântico, a apenas 30 minutos de distância de Lisboa em direcção a Sul, atravessada pelo rio Sado e em frente à pequena aldeia de S. Romão, que costumava ser uma parada de peregrinação no caminho para Santiago de Compostela há muitos séculos.

Screenshot 2024-05-18 at 10.01.05.png
Screenshot 2024-05-18 at 09.33.56.png
Screenshot 2024-05-18 at 10.05.12.png

Terão sido os Fenícios e os Gregos que trouxeram do Próximo Oriente bastantes castas para esta região e que, achando o clima ameno, as encostas da Arrábida e a zona ribeirinha do Tejo propícias ao cultivo da vinha, se lançaram no seu plantio. Mais tarde, os Romanos e os Árabes deram grande incremento à cultura da vinha nesta península. Com a fundação do reino de Portugal, vieram outros povos que incrementaram a produção de vinho nesta região, tradição que ainda hoje prevalece (fonte: IVV).

A região da Península de Setúbal tem um microclima esplêndido – dias quentes e noites frescas, dadas as brisas refrescantes do oceano e as altas temperaturas da Planície Alentejana. Colinas suaves com vinhas, extensos campos de arroz e pôr-do-sol que lembram a África, são as principais características desta paisagem relaxante.

REGIÃO

Paixão pela diferença

Screenshot 2024-05-18 at 10.08.32.png

Herdade do Portocarro

 

São Romão do Sado

7595-033 Torrão

Seg-Sex 09:00 - 17:00

T 934060790

info@portocarro.com

bottom of page